Passo-a-passo para não esquecer mais
Agora trataremos da maior dificuldade na conversão de medidas: o volume. Como transformar de litro para metro cúbico? E de milímetro cúbico para centímetro cúbico?
Antes de falar sobre isso, veja as postagens anteriores sobre o assunto:
Bem, como já foi mencionado, as unidades de volume costumam ter um “³” no expoente, que indica três dimensões. Para nomeá-las, basta acrescentar a palavra “cúbico” no final da unidade. Exemplo: decímetro cúbico.
Como esperado, a reta de conversão é muito semelhante às anteriores.
Cada retângulo agora equivale a TRÊS espaços. Os espaços em branco deverão ser completados com zeros. Caso o número não caiba, você pode extrapolar as extremidades (km³ e mm³) colocando mais de um número por espaço.
A relação mais importante dessa matéria é saber que 1 litro equivale a 1 decímetro cúbico.
Pronto, agora é só fazer a conversão:
Uma piscina retangular de dimensões 10m x 5m x 2m possui qual volume em litros?
O volume em metros é a multiplicação das 3 dimensões: 100 m³. Agora colocamos na reta de conversão e convertemos para decímetros cúbicos, visto que 1dm³ = 1 L.
Como existem 100.000 decímetros cúbicos, concluímos que a piscina comporta 100.000 litros.
Este artigo foi útil? Comente!
Valeu cara, não havia pensado nisso. Me ajudaram muito essas conversões. Mesmo fazendo engenharia eu ainda tinha que fazer umas regrinhas de 3 pra conversões.
ResponderExcluirajudo muito valeu mesmo .
ResponderExcluirVlw msm á tempos procurava um post desse tipo na net que ensinasse a utilizar essa reta de conversões para convertermedidas diferentes (por exemplo litropara centimetro cúbico)e ai vc coloca tudo complentinho de como usar as retas e fazer as conversões, e o melhor: de uma forma bem clara !
ResponderExcluirVlw msm cara !!!
afss, nao entendi nada, achei muito ruim
ResponderExcluirgrande ta td kuduro cara
ResponderExcluir